Perdi o meu cão / encontrei um cão - o que fazer?

Animal perdido --> Abrir processo em Sira.pt


Quando encontra um Animal deve ter em atenção os seguintes passos:

  • Verificar se o animal tem alguma coleira ou Chapa de Identificação com o Número de Microchip e / ou contactos.
  • Ir a um Centro de Atendimento Médico-Veterinário ou contactar um Médico Veterinário para confirmar/fazer a leitura do Número de Microchip.
    Após a leitura o Médico Veterinário deve pesquisar na Base de Dados SIRA Online se existe algum Processo de Animal Perdido para esse animal e/ou se o animal está inscrito na Base de Dados SIRA, para ter acesso aos contactos do detentor.
  • Pode ainda contactar a Base de Dados SICAFE, através do contacto +351 213239736, para confirmar se estes têm algum Processo de Animal Perdido e/ou se existe algum registo para esse animal.

Caso não consiga entrar em contacto com o detentor do animal, ou caso o animal não exista na Base de Dados SIRA/SICAFE, inscrito ou dado como perdido existem dois pontos a ter em atenção:

  • Caso tenha possibilidade pode ficar com a guarda do animal até conseguir contactar o detentor devendo sempre abrir um processo de animal encontrado na Base de Dados SIRA, através do preenchimento do formulário Encontrei um Animal no website do SIRA; por telefone, através do contacto 213257812, ou num Centro de Atendimento Médico Veterinário com acesso à Base de Dados SIRA.
  • Caso não possa ficar com a guarda do animal deve contactar os Serviços Municipais ou o Centro de Recolha Oficial mais próximo.
Em ambos os casos deve ser sempre aberto um Processo de Animal Encontrado, para que se o detentor contactar os Serviços SIRA lhe seja indicado os dados do participante deste processo.

Através da Internet pode também pesquisar animais perdidos ou abrir um Processo de Animal Encontrado através dos sites:

Informação retirada do http://www.sira.com.pt/

Mensagens populares deste blogue

AVISO - Psila Africana dos citrinos